segunda-feira, 26 de maio de 2014

Lado C Entrevista: Marcão Baixada - Baixada Em Cena

Saudações a todos, a entrevista da semana é com um dos maiores representantes do Rap da Baixada Fluminense: Marcão Baixada. A entrevista foi a respeito de sua música e clipe "Baixada Em Cena".

Sobre o Marcão Baixada:

Lado C: Quando e como você entrou para o ramo musical?

Marcão Baixada: 2003, pra 2004. Comecei tocando guitarra e percussão na igreja.

Lado C: Quais foram os primeiros músicos que você conheceu através do RAP?

Marcão Baixada: Os primeros musicos que conheci pessoalmente foram meu tio-avô, Nelson, que tocava saxofone e meu tio Gilson que toca cavaquinho. E os músicos dos ministérios de música da igreja que eu frequentava.

Lado C: Você tem ou participa de algum projeto além do RAP em si, como projetos com bandas, venda de beats etc?

Marcão Baixada: No momento tenho meu trabalho sólo e faço parte de um coletivo de rimas chamado #ComboIO, ao lado de Dudu de Morro Agudo e Léo Da XIII. Estou participando de um novo projeto ao lado de MC Aori, DJ Babão e BLUNTZILLA e tambem vendo beats.

Sobre a música "Baixada Em Cena"

Lado C: Quando a letra foi feita e como surgiu a ideia?

Marcão Baixada: A Música "Baixada Em Cena" faz parte de uma coletânea de mesmo nome que reuniu vários MCs da Baixada Fluminense. Eu peguei a ideia do projeto e quis fazer algo que fosse o carro-chefe do CD.

Lado C: Quem foi responsável pela produção instrumental, captação de áudio, arte e outras coisas do som?

Marcão Baixada: A produção instrumental ficou por conta do Ualax MC, a captação, mixagem e masterização foi feita pelo Blahka Tao, na Umdergrau Records.

Lado C: Como você resumiria a ideia que o som transmite?

Marcão Baixada: Cara, a ideia do som é trazer um sentimento de pertencimento e identificação com o lugar em que você vive, sem negar suas origens, suas crenças, suas convicções e toda a sua herança cultural; é poder dizer que você tá aqui na Baixada Fluminense; e tá em ação, tá em atividade, fazendo algo que você acredita ser bom pra você e pro lugar em que você vive. É isso.

Música:

Minha opinião:
O som teve uma ótima produção geral, nos samples, scratches e o clipe também foi algo que não decepcionou em nada. A letra, como o comum de Marcão Baixada, transmite mensagens de maneira original, ainda que na simplicidade do flow, chegando a fazer algumas descontraídas, como a comparação entre Jim Carrey e Eddy Murphy. Um som com uma vibe que não te deixa cansar de ouvir.
Trecho mais marcante:
"Se tem bala, muito cuidado onde atinge
Pique trem bala, se tem lei é porque tem quem infringe"

Nenhum comentário:

Postar um comentário